EVENTOS

18/06

Estratégias para Gestão de Recursos Humanos em Atendimento às Novas Necessidades das Organizações

Carga horária total: 12h
Datas:18, 25 de junho e 02 e 09 de julho (quarta-feira) = 04 encontro– considerando que existirão as atividades complementares entre módulos.
Horário: 19h às 22:30h

OBJETIVOS:

• Proporcionar aos participantes visão e discussão crítica sobre a atuação estratégica de Recursos Humanos.
• Demonstrar as principais etapas para consolidar uma atuação estratégica de Recursos Humanos e os respectivos processos envolvidos.
• Instrumentalizar os participantes para que possam refletir sobre as práticas atuais nas respectivas empresas e definir melhorias.
• Refletir sobre impactos e reflexos jurídicos relacionados às intervenções e processos de RH.
• Promover a troca de conhecimentos e aplicação prática das ferramentas de desenvolvimento de Recursos Humanos.

PUBLICO ALVO:

• Gerentes, líderes, supervisores, analistas e técnicos da área de gestão de pessoas.

METODOLOGIA:

• Exposição participativa dos temas e conceitos com apoio de projeção multimídia.
• Trabalhos práticos, visando reforçar os conceitos e práticas apresentadas através de estudos de casos, simulações e ferramentas de Recursos Humanos.
• Atividade complementar entre os módulos: mapeamento crítico das práticas atuais (MCPA) das empresas participantes e definição de Planos de Melhoria.

PROGRAMA

MÓDULO I – O estabelecimento estratégico de RH

Síntese: Para que haja mudança efetiva do patamar de atuação da área de RH em contribuição aos negócios da organização, é preciso que se estabeleça uma visão alinhada às macro estratégias organizacional, consciência do estágio atual da cultura predominante e medidas de eficácia.
Duração: 3 horas

Atual posicionamento da área de Recursos Humanos nas Organizações
RH como unidade de negócio
Visão estratégica de RH: agregando valor à organização
Cultura Organizacional e as interfaces com o RH Estratégico.
Paradigmas da sociedade do trabalho e reflexos na forma de conceber e valorizar o capital humano. Indicadores de desempenho e medidas de eficácia: importância relativa, exemplos e formas de
estabelecimento.
Aspectos legais a serem observados.
Atividade complementar entre módulos: etapa 1.

MÓDULO II - CLIMA ORGANIZACIONAL: causas e reflexos

Síntese: Em meio à diversidade de gerações e valores, torna-se indispensável conhecer causas de satisfação e insatisfação vigentes no ambiente de trabalho para consolidar o equilíbrio, a harmonia, a motivação e a produtividade.
Duração: 3 horas

Mobilizadores de satisfação e insatisfação.
Formas de pesquisar o clima organizacional: monitoramento do clima organizacional (entrevistas de desligamento, acompanhamento de relatórios de absenteísmo, turnover, produtividade, metas, dentre outros).
A Pesquisa de Clima, principais etapas e seus respectivos benefícios.
Como elaborar planos de ação e intervenções eficazes.
Aspectos legais a serem observados.
Atividade complementar entre módulos: etapa 2.

MÓDULO III – Processos de inclusão e reconhecimento profissional

Síntese:A formação da equipe profissional e as diferentes formas de mantê-la produtiva e motivada é o grande desafio da atualidade e requer, acima de tudo, clara visão das competências necessárias e de seu deslocamento para desafios e possibilidades de aplicação, acompanhados de estratégias de valorização personalizadas à realidade de cada empresa.
Duração: 3 horas

Cenário atual: paradigmas sobre o nível de compromisso e competências de candidatos.
Fases do Recrutamento e da Seleção: formas, importância relativa e principais estratégias; ênfase no
Recrutamento Interno.
Tomada de decisão: responsabilidade e reflexos.
Componentes da remuneração: ser excelente não significa pagar altos salários.
Benefícios: conceituação e aplicação prática.
Flexibilização de benefícios e aspectos legais.
Sistemas de premiação.
Plano de sucessão e carreira.
Aspectos legais a serem observados.

Atividade complementar entre módulos: etapa 3.

MÓDULO IV – Processos de desenvolvimento profissional e organizacional

Síntese: Ao sentir-se em pleno desenvolvimento o ser humano tende a perceber reconhecimento e valorização que ajudam a consolidar sua permanência na empresa, o que demarca a importância de ações sistematizadas de capacitação, avaliação e feedback.
Duração: 3 horas

Conceitos importantes em T&D
Conhecendo a NBR ISO 10015
Elaboração de projetos de T&D
Cuidados na contratação de soluções externas
A importância de mensurar resultados de investimentos realizados.
Diferenciando a Avaliação da Gestão do Desempenho
Demonstração de métodos de avaliação
A importância do feedback
Apresentação de ferramentas
Aspectos legais a serem observados.

Atividade complementar entre módulos: etapa 4.

FACILITADORAS:

Inez Robert – psicóloga com Mestrado em Administração de Empresas – Ênfase em Gestão Estratégica, consultora em gestão de pessoas, professora e Orientadora de Estágios para formandos em Psicologia, Administração de Empresas e Comércio Exterior na Universidade da Região de Joinville e Faculdade Guilherme Guimbala e Pós Graduação no Centro Universitário - Católica de Santa Catarina e na Univille. Acumula quarenta anos de experiência na área de gestão de pessoas, tendo gerenciado todos os subsistemas em empresas de São Paulo e Santa Catarina.

Yolanda Robert – advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil sob n. 20852 seccional de Santa Catarina, especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Associação Catarinense de Ensino e também em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Instituto Luiz Flávio Gomes. Professora de Direito do Trabalho no curso de Pós graduação SENAC/Joinville. Conselheira e Coordenadora Geral das Comissões da OAB/Joinville (2013/2016). Presidente do Núcleo Jurídico da Associação Empresarial de Joinville - ACIJ (2010/2012). Presidente da Comissão OAB vai à escola OAB/Joinville (2009/2013). Presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB/Joinville (2008). Coordenadora da Coluna Direito Educacional do Jornal da Educação. Facilitadora de curso na Associação de Joinville, pequenas e micro empresas - AJORPEME. Cursos de oratória e liderança, direito empresarial e gestão de pessoas. Administradora do escritório Robert Advocacia e Consultoria.


 

 

 
 
 

 

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